domingo, 26 de outubro de 2008

Os Avanços Científicos/Tecnológicos do século XXI [ Parte I ]

Os robôs poderão ter sentimentos ?!


Segundo MIT Technology Review uma equipe de investigação da Universidade de Tóquio desenvolveu sobre um plástico flexível uma série de transistores que são sensíveis à pressão. Obrigado a sua flexibilidade, o plástico se poderia envolver num dedo de robô, formando um tipo de pele.
Este novo avanço tecnológico da robótica poderia revolucionar o setor de robôs, já que até os robôs mais avançados carecem de um sentido do tato. Se fossem capazes de "sentir", poderiam desenvolver de forma muito mais eficaz tarefas tais como a reparação de outras máquinas, a preparação de comida ou o cuidado das pessoas em hospitais ou residências para anciãos.
Segundo o diretor da equipe de investigação, *Takao *Someya, o novo material poderia estar disponível para aplicações práticas a partir do ano 2008.




O carro do futuro já está aqui

Technology Review, a revista do MIT, dedica especial atendimento ao carro híbrido da marca Toyota já no mercado. Este carro que utiliza um motor de gasolina convencional e um motor elétrico consegue o dobro de quilometragem que um carro normal de gasolina.
Ademais aproveita os freios do carro para tomar energia. Todo isto é possível porque os híbridos, ao invés dos carros convencionais, dispõem de alta eletrônica e de uma baterista de grande potência.
Neste ano Toyota venderá 150.000 carros híbridos gasolina - eletricidade em todo o mundo: uma nova geração de veículos que representa uma das transformações mais radicais em tecnologia
automobilística do último século.
Até faz pouco parecia que o carro do futuro seria o que utilizasse hidrogênio para produzir eletricidade. No entanto, faltam ao menos 5 anos até que um carro destas características seja acessível para o mercado e seus potenciais usuários. Existe o problema de como armazenar hidrogênio; como construir lugares para repo-lo nos carros e como produzí-lo. Pelo contrário, os carros híbridos já estão disponíveis e podem tomar gasolina em qualquer estabelecimento. De fato, segundo as previsões de Toyota, neste ano circularão 150.000 carros híbridos Prius.
Os híbridos gasolina - elétrico supõem a primeira ruptura da dependência por parte dos fabricantes de carros do motor de combustível interno desde faz quase num século ... ¡carros do futuro!!!
Segundo a versão digital de MIT Technology Review hoje, um novo modelo matemático de movimento poderá ajudar a desenvolver nano aparelhos capazes de mover-se por líquidos.



A cozinha do futuro


Uma equipe de pesquisadores do MIT está desenvolvendo uma cozinha do futuro que consegue uma interação entre o usuário e o sistema inteligente de cozinha.
O projeto CounterACTIVE pretende inventar uma barra de cozinha capaz de sugerir receitas deliciosas, mostrar imagens atraentes, emitir música, e projetar vídeos que ensinam como fazer as receitas e oferecem outra informação divertida e interessante. Outros avanços para sistemas de cozinha do futuro apontaram para uma cozinha repleta de tecnologia avançada capaz de realizar todas as tarefas de cozinha imagináveis, sem requerer mal a participação dos usuários. No entanto o objetivo deste novo sistema é suscitar o interesse dos usuários e fazer que sua participação ativa na elaboração de pratos seja divertida e interessante.
A investigação se centra em dois componentes: o interface do projeto e a programação da tecnologia. O interface consiste num computador, um projetor e um sensor de campo elétrico para que ao tocar as imagens e desenhos que aparecem sobre a barra de cozinha, o usuário possa seguir uma receita passo por passo. Atualmente a equipe de pesquisadores do MIT estuda as possibilidades de desenho deste novo meio.
Quanto à tecnologia, estão desenvolvendo um sistema capaz de detectar ações criando assim um interface sem comandos. Através de um reparto de sensores por toda a cozinha, pretende-se conseguir que a cozinha compreenda que ocorre e daí se requer em cada momento, antes inclusive de que o usuário formule um comando específico.




Cirurgia Virtual
Estudantes e professores de biologia ou medicina, ou simplesmente curiosos aos que lhes interessa seguir de perto avanços na medicina e o ensino, dispõem de uma nova ferramenta, grátis, para praticar a cirurgia virtual sobre o joelho de um paciente virtual. Só se requer um computador, conexão a Internet e bons conhecimentos de inglês.

Este grande avanço no ensino virtual foi iniciativa de Edheads, cuja missão é: ".... criar experiências educacionais únicas em Internet, desenhadas para fazer compreensível conceitos que são difíceis de compreender, através da força e interatividade de Internet. Fixaremos novos níveis de excelência através de uma oferta de conteúdos detalhados com estilos frescos e emocionantes que permitam ao usuário aprender de forma intuitiva num meio em linha".
Pesquisa na medicina: sala de cirurgia virtual.Interessados em conhecer esta nova ferramenta podem fincar
aqui (se abrirá a página em outra janela de seu computador).
Para entrar no "hospital virtual", tem que fazer clic em "click here to start". O médico lhe guiará por todos os passos e lhe acompanhará durante a cirurgia. Uma vez no hospital, tem duas opções: ir diretamente ao (virtual surgery), o ver primeiro umas fotos reais da cirurgia que está a ponto de realizar (surgery photos).
Uma vez dentro do sala de operações, dispõe de subtítulos de tudo o que vai dizendo seu acompanhante. Só tem que fazer clic na palavra "subtitles" acima à direita da janela. Isto poderá facilitar o entendimento daquelas pessoas quem compreendem melhor o inglês escrito do que o inglês falado.



Avanços em eletrônica, o novo microchip Cell
As grandes empresas eletrônicas estão desenvolvendo novos produtos que levam um novo microchip revolucionário chamado "Cell". IBM, Sony e Toshiba levam 3 anos colaborando no desenvolvimento de Cell, mas até agora se mostraram arredios a divulgar informação relacionado com este novo avanço que poderia revolucionar o setor audiovisual. Faz numa semana não obstante, anunciaram que Cell permitirá que os computadores e produtos eletrônicos processem enormes quantidades de conteúdo digital e vídeo.
Sony Corp. anunciou que comercializará servidores domésticos para sistemas de televisão de banda larga e alta definição no ano 2006. Também está desenvolvendo uma video-consola de próxima geração.
Os detalhes técnicos deste novo microchip serão divulgados no Congresso International Solid State Circuits Conference que se celebra em fevereiro em São Francisco. Até agora só se sabe que o novo chip está composto por um processador interno de potência 64 bytes, além de múltiplos processadores internos capazes de manejar aplicações de banda larga, incluindo jogos de vídeo, películas e outro conteúdo digital.
Segundo o presidente de Sony Computer Entertainment Inc., os aparelhos do futuro integrarão banda larga para processar enormes quantidades de imagens de películas e imagens digitais.
IBM pretende começar a fabricar aplicações com Cell durante o ano que vem em colaboração com Sony, enquanto Toshiba disse que espera lançar um televisor de alta definição em 2006.
Fonte: MIT Technology *Review



Últimos avanços em investigações com células-mãe
Um dos campos mais inovadores das últimas investigações em medicina é a possível aplicação de células mãe para criar tecidos que se possam utilizar em tratamentos médicos e intervenções cirúrgicas. Mas até agora os cientistas não tinham conseguido a transformação em tecidos das células mãe.
Agora isto poderia mudar com a ajuda de um novo avanço tecnológico desenvolvido pela empresa Cartilix cujo equipe de investigação criou um sistema que permite que materiais polímeros dirijam o crescimento e desenvolvimento das células mãe, atuando como um andaime.cirúrgicas. Mas até agora os cientistas não tinham conseguido a transformação em tecidos das células mãe.
Segundo o artigo publicado na revista, os cientistas estão desenvolvendo uns geles poliméricos que se implantariam dentro das articulações de pacientes com artritis atuando como andaimes sobre os quais as células mãe da medula óssea do paciente formariam uma nova cartilagem. As células mãe sairiam do sangue que costuma entrar na zona da articulação durante o processo de implantação. Uma vez formado o novo tecido, o polímero se biodegradaría. O objetivo é que este avanço no tratamento de pessoas com artritis permita que os pacientes "recuperem sua própria cartilagem" e evitam a implantação de uma prótese mediante cirurgia, segundo o conselheiro delgado de Cartilix.



Investimento em Nanotecnologia
Finlândia se une aos países que destinam fundos muito consideráveis à investigação e o desenvolvimento da nanotecnologia.
O 1 de janeiro de 2005 se lançará o programa FinNano, parte do programa nacional de nanotecnologia deste país. A duração do programa é de cinco anos e se prevê o financiamento de investigações e aplicações de nanociencia e nanotecnologia por um valor global de 55 Calcula-se que o setor industrial investirá uns 25 milhões euros no programa, o que supõe um investimento global de 80 milhões euros. O objetivo do programa de nanotecnologia é estudar, explodir e comercializar nanosistemas e avanços científicos dentro do campo da nanociencia e nanotecnologia. Fixaram-se três campos prioritários para a convocação:
1. Nanomateriales inovadores
2. 2. Nanosensores e nanoactuadores 3. Novas soluções baseadas na *nanoelectrónica.



Telefone por Internet
A primeira das 5 melhores patentes do ano 2003 segundo MIT Technology Review é um novo método inventado por Lucent Technologies que assegura dará uma alta prioridade a conjuntos de dados relacionados com sistemas de voz por Internet.
Este novo avanço tecnológico poderia dotar à telefonia por Internet do mesmo grau de fiabilidade e qualidade que as linhas de telefone tradicionais.
Em teoria, o uso de Internet para realizar chamadas telefônicas poderia revolucionar todo o setor de telecomunicações porque suporia: - a possibilidade de falar grátis com pessoas em todo o mundo - a combinação de mensagens de voz e mensagens de correio eletrônico - a oferta de serviços que integram voz com video.
Na prática no entanto, os sistemas atuais não conseguem o nível de qualidade que permita oferecer os mencionados serviços. Atualmente uma chamada telefônica viaja pela rede como qualquer outro tipo de dados; repartida em pacotes de informação e competindo com outros pacotes por espaço de banda durante sua viagem. O resultado é que as chamadas telefônicas realizadas por Internet podem sofrer todo tipo de interferências, atrasos etc.
Mas todo isto poderia mudar, através de uma patente concedida a *Lucent *Technology que descreve uma nova tecnologia que poderia melhorar o serviço de telefone por Internet, e permitir que realize todo seu potencial. A inovação de *Lucent é um programa que se comporta como um polícia de tráfico capaz de dirigir os pacotes de informação telefônica pelas bandas menos congestionadas. O programa lhes dá prioridade àqueles pacotes de dados que requerem tempo real, isto é dados de voz recolhidos de conversas.
Segundo os experientes conferidos por *Technology *Review, as grandes vantagens deste novo avanço tecnológico se derivam de sua singeleza e de suas possibilidades para funcionar com sistemas atuais de Internet.


A Nanotecnologia aprende a nadar
Isto seria um grande passo para aqueles cientistas atualmente pesquisando novas formas de transportar pelo corpo tratamentos contra o câncer, diretamente para o tumor, ou de transportar aparelhos capazes de desfazer um "coágulo" diretamente ao lugar do "coágulo" em questão.
Para conseguir um avanço tão importante para a medicina, cientistas devem solucionar o problema de como conseguir que os nano aparelhos necessários para transportar estas coisas tenham capacidade para mover-se através de fluidos. A diferença dos objetos de tamanho normal, a viscosidade tem mais impacto sobre os movimentos de um nano objeto num líquido do que a inércia. O autor do artigo de Technology Review compara o esforço de conseguir transportar um micro objeto por ao água com o esforço de nadar em mel. Quando se trata de *nano objetos, a dificuldade é muito maior.
Para poder deslocar-se por um líquido, um nano objeto precisa conseguir um movimento não recíproco, algo muito difícil de reproduzir a nano escala. Mas dois matemáticos de Irã, Ali Najafi e Ramin Golestanian, acabam de propor uma solução que simplesmente requer recortar ou alongar dois paus rígidos. Seu modelo consiste em três esferas, conectadas por duas estruturas tipo pau. Num ciclo de movimento, recorta-se o braço esquerda e o braço direita, e depois se alonga ambos. O resultado é uma série de grandes movimentos para a direita e pequenos movimentos para a esquerda. Ver um
gráfico animado do movimento aqui.
O atraente deste novo modelo é sua singeleza ainda que ficam por resolver questões tais como como conectar as formas e como superar o problema do Brownian Motion – ver exemplo do movimento Browniano
aqui.



Televisões de plasma
As televisões plasma são o último em tecnologia e supõem a melhor opção atualmente para conseguir telas planas com ótima qualidade de imagem e grandes telas que se podem integrar em qualquer ambiente do lar.

Tv de Plasma.As televisões com tela plasma são um conjunto de células, conhecidas como píxels, compostos de 3 sub-pixels correspondentes às cores vermelho, verde e azul.
Numa tela plasma, certos gases emitem luz ao ser submetidos a uma corrente elétrica. As plasmas mais modernos contêm uma mistura de gases que emitem luz ultravioleta. Utiliza-se a reação dos gases num estado plasma com os fósforos em cada sub-pixel para produzir luzes de cor (vermelho, verde ou azul). Estes fósforos são do mesmo tipo que aqueles que se utilizam em aparelhos convencionais de tubo de raios catódicos (CRT) como as televisões e as telas convencionais de computador.
Com este novo sistema de tela de televisão, a alta precisão de cor se obtém graças a que cada subpixel é controlado por eletrônica avançada para produzir mais de 16 milhões de diferentes cores. O resultado é que o espectador recebe imagens perfeitos numa grande tela cujo grossura é menos de 6 polegadas.
Vantagens de uma televisão plasma:
Tamanho da tela - grande e fina
Precisão da *imágen/
Têm um brilho natural
Qualidade de som (se pode conectar à equipe de música
)

Nenhum comentário: