domingo, 26 de outubro de 2008

[ Parte 2 ] As maiores invenções

" Na escolha das maiores invenções da humanindade, cientistas deixam rigor de lado e cada um procura ser o mais original - e divertido - possível ."



Diante de todas as mais sofisticadas invenções que o mundo apresenta nos dias de hoje, é notório compreendermos que existem inventos menores que sem o auxílio deles seria impossível viver.

Foi feita uma pesquisa no mês de Outubro de 2008 com diversas pessoas, as quais foram questionada a seguinte pergunta: " Qual foi a maior invenção de todos os tempos para você?"; várias respostas foram ditas dentre elas se destacaram o celular, a internet, o mp3 e outros aparelhos tecnológicos, porém por incrível que pareça um objeto bem simples mas que foi muito citado entre os entrevistados foi a "cama", segundo eles depois de um dia cansativo de trabalho nada melhor que sua cama para descansar, ou seja, neste momento nenhuma técnologia substitui o conforto e o prazer do descanso.

Segunda a pesquisa objetos como: cama,cadeira, ventilador,garrafa-térmica, espelho, chapinha, produtos de consumo como a eterna "coca-cola", os fast-foods, são invenções das quais não conseguiriam viver.

De acordo com a pesquisa fica listado abaixo as maiores invenções segundo os entrevistados, em seguida tudo sobre os ítens citados na pesquisa.



1.Celular

2.Chapinha

3.internet

4.Cama

5.Coca-cola



1.Celular:

Muitos dos entrevistados falaram que sem seus celulares seria impossível viver, ou seja a facilitação que um telefone móvel traz é tão grande aponto de ser um dos eletro-eletrônicos mas usados no mundo.

Um telefone celular (português brasileiro) ou telemóvel (português europeu) é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos EUA[1].Heinrich Hertz, em 1888, foi pioneiro na transmissão de códigos pelo ar. A descoberta tornou-se indefectível a idealização de rádio transmissores. Além disso, prorporcionou a primeira ligação por telefonia entre continentes, ocorrida no ano de 1914 .

A comunicação móvel era conhecida desde o começo do século XX. No ano de 1947, começou-se o dessenvolvimento no laboratório BELL, EUA.

No dia 3 de abril de 1973, em New York, ocorreu a histórica 1ª ligação de um celular, realizada por Martin Cooper, um gerente da empressa Motorola. O aparelho muito prosáico tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 kg.



2.Chapinha

Foi também muito citada entre os entrevistados, obiviamente mulheres das uais disseram que sem "ela ", seria IMPOSSÍVEL viver .


Chapinha elétrica: um aparelho que tem se tornado indispensável entre as mulheres.
A chapinha, também conhecida como piastra, é um aparelho muito utilizado hoje em dia para alisar os cabelos. A moda tem crescido ultimamente e a chapinha tem se tornado quase
indispensável entre as mulheres que desejam mudar temporariamente o aspecto do cabelo. A vontade de alisar os cabelos não é algo que faz parte somente da modernidade, existe desde os tempos dos faraós, porém a técnica utilizada era bem diferente. Naquele tempo a cabeleira era alisada com banha de porco, sebo e óleo de peixe. A ambição pelos cabelos lisos acompanhou a humanidade. No século 19, as mulheres domavam o cabelo pela ação do secador, toalhas molhadas em água fervente e barras de ferro aquecidas em carvão. Em 1906, surgiu um pente elétrico, criação do engenheiro americano Simon E. Monroe. Três anos depois, Isaak K. Shero também engenheiro, teve a idéia do flat iron, um modelo da chapinha como é conhecida hoje, que era aquecida em fogareiros. A piastra elétrica surgiu na década de 80 e fez sucesso entre o “universo” feminino que pertencia a classes sociais mais abastadas. Atualmente, a piastra pode ser adquirida com mais facilidade, já que são disponíveis em diversos preços e qualidades, como por exemplo, as de turmalina que diminuem a eletricidade estática dos fios e outras de cerâmica que por emitir infravermelho e íons negativos aumenta a durabilidade do penteado. Um cuidado que se deve tomar é quanto ao uso excessivo da chapinha, pois pode prejudicar os cabelos, enfraquecendo-os. Limite o uso a, no máximo, duas vezes por semana, a 140 ºC.



3.Internet

Sem dúvidas alguma os entrevistados disseram que junto com o celular esta invenção é a mais brilhante entre todos os já inventados nos últimos tempo, segundo eles é possível fazer de "tudo um pouco" pela internet o que facilita bastante suas vidas, profissionais, sociais entre outros.



Tudo surgiu no período em que a guerra fria pairava no ar entre as duas maiores potências da época, os Estados Unidos e a ex-União Soviética.
O
governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet, um projeto iniciado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que realizou então a interconexão de computadores, através de um sistema conhecido como comutação de pacotes, que é um esquema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos “pacotes”, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.

O que hoje forma a Internet, começou em 1969 como a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ela foi criada para a guerra, pois com essa rede promissora, os dados valiosos do governo daquele país estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus. Em seguida, ela foi usada inicialmente pelas universidades, onde os estudantes, poderiam trocar de forma ágil para a época, os resultados de seus estudos e pesquisas. Em Janeiro de 1983, a ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP. Em 1985 surge o FTP.




4 Cama:

Entre os objetos mais simples ou seja, sem tecnologia de ponta, a cama foi o mais citado por trazer descanso e conforto.

Desde que o homem habitava as cavernas ele sempre utilizou peles de animais para acolchoar o local onde iria dormir.Com a evolução da humanidade a "cama" também foi evoluindo e se tornando mais confortável.Não houve propriamente uma invenção mas sim uma evolução para tornar o local onde dormimos cada vez mais sofisticado.Gregos, Romanos, Egípcios, dormiam em verdadeiros tronos horizontais.O homem sempre procurou aperfeiçoar seu conforto e a cama, como os outros moveis de uma casa vão sofrendo mudanças.



5 Coca-cola:

A coca cola foi a mais citada entre os entrevistados como produto mas consumido e o mais vendido, sendo então uma das mais extraordinárias invenções do homem, mas de 90 % dos entrevistados disseram que seu refrigerante favorito é a coca-cola afirmando assim a tese de que este produto de consumo humano é o maior inventado de todos os tempos.

Coca-Cola, ocasionalmente referida como simplesmente Coca ou Cola (e, em inglês, Coke) é um refrigerante de noz-de-cola vendido em mais de 140 países. Produzida pela The Coca-Cola Company, é a marca mais conhecida e vendida do mundo. Sua maior concorrente é a Pepsi.
Criada pelo farmacêutico
John Pemberton em 1886 e originalmente produzida como um remédio patenteado, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e gradativamente conquistou novos mercados. Um dos responsáveis pelos sucesso da Coca-Cola Company foi o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar largas fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX até os dias atuais.
A The Coca-Cola Company enfrenta acusações de que a Coca-Cola traria efeitos colaterais perversos na
saúde de consumidores, não havendo comprovação científica ou consenso sobre o assunto. Há também acusações de práticas monopolistas por parte da multinacional.







Nenhum comentário: